quinta-feira, 7 de abril de 2011

Banana Cake



Eu sei, muita gente lembra da infância quando se fala em torta/bolo de banana.

Já escutei muitas pessoas falarem, do bolo, com aquele brilho nos olhos, lembrando de como era lindo vê-lo alí na mesa com aquelas bananas caramelizadas reluzindo.

O fato é que eu NUNCA gostei dessa torta/bolo de banana.

Pra mim, ele era nada menos que uma massa branca de bolo com umas bananas que não se decidiam se eram um doce de banana ou se eram bananas com açúcar e canela. Era muita falta de personalidade em um bolo só!

Não, esse bolo nunca me conquistou, eu só via nele beleza, nada de essência (Nada contra quem gosta, afinal, gosto é gosto!)

Então, um dia eu descobri uma receita que me faria mudar de ideia a respeito de bolos de banana: do sabor, da delicia e tudo mais. Um bolo no qual a banana não vai só ali fora pra dar um apoio moral pra'quela massa branca e sem graça, mas que vai no meio, que faz parte da massa.

Confesso que quando vi a receita não tive muita confiança, mas eu precisava testá-la e eis que este foi um dos melhores testes que eu já realizei na cozinha.

E, como sempre, da receita original foram surgindo aprimoramentos e invencionices que só deixaram o bolo ainda mais lindo e mais perfeito!

Bem, na receita original o bolo levava passas e frutas cristalizadas. Eu não sou fã de frutas cristalizadas, então coloquei só passas. A Taty é uma das apreciadoras de bolos de banana da infância, e eu sempre falei desse bolo de banana mas ela não gosta de passas e eu tecnicamente tinha um problema.

Não que o bolo de banana só com banana não fique bom, mas acredite, pra quem gosta de passas, elas dão um plus todo especial na receita.

Voltando aos gostos da Taty, ela não gosta de passas e eu não queria fazer o bolo de banana só de banana, foi quando eu pensei em chocolate, pedaços de chocolate, e pra quem gosta de chocolate como eu, essa ideia foi divina.

Na receita original a fôrma era untada com farinha mesmo, mas eu não me contentei com isso e na segunda vez em que fiz a receita untei com canela e açúcar. Depois de desenformado o bolo fica com aquela crocância incrível do açúcar em volta e aquele cheiro fabuloso de canela deixa tudo mais fabuloso ainda.

Mas faltava ainda a beleza da banana reluzindo no bolo, e então acrescentamos as bananas no fundo da forma!

Ok, vou parar de lerolero e vou passar a receita!!!




INGREDIENTES:



4 bananas nanicas
2 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de passas e/ou frutas cristalizadas (opcional)
1 xícara de chá de chocolate meio amargo picado (opcional)
1 e 1/2 colher (sopa) de fermento químico em pó.





MODO DE PREPARO:


Em um prato, faça um purê com as bananas amassando-as com garfo. Transfira as bananas para uma tigela, misture os ovos e o óleo. Acrescente a canela, o chocolate e as passas/frutas cristalizadas. Misture bem. Junte a farinha e o açúcar, misturando tudo (é isso mesmo, você não precisa de batedeira, nem de muito esforço pra misturar a massa, nem de técnicas ninjas milenares na arte de não empolar massas de bolo. É só acrescentar a farinha e misturar, simples assim). A massa ficará um pouco mais espessa do que uma massa de bolo "normal", mas podem ficar tranquilos, ela vai ficar maravilhosa.
Unte uma fôrma média com açúcar e canela. Se preferir pode dispôr rodelas ou fatias de banana no fundo e lateral da fôrma. Acrescente o fermento químico em pó, misture bem e disponha a massa na forma, com cuidado pra não desgrudar as bananas (se você colocou elas na lateral).
Leve ao forno forno pré aquecido, em temperatura média. Os minutos variam de forno para forno, mas quando vocês sentirem aquele cheiro de banana e canela invadindo todos os cantos da casa, dê uma olhadinha e faça o teste do palitinho/garfo/faca que é feito para qualquer bolo.
Passe a faca na lateral para desgrudar a massa da fôrma (com cuidado se você dispôs as bananas na lateral. Espere "amornar" e desenforme. Pronto! Pode ser servido quente, fresco, gelado, com sorvete de creme, com mais canela, com mais banana, com calda de chocolate...

Enfim! Como você achar melhor =D



Pra quem gosta de banana, não preciso falar mais nada!


Beijos =*

3 comentários:

  1. Oi Taty!
    Seu bolo ficou um espetáculo...e eu aqui doida pra copiar sua receita e voce esquece logo da farinha garota rsrs...por favor me diga qual a quantidade de farinha q. vai nesta receita,desde já obrigada se possível.
    Não conhecia seu blog,descobrí por acaso e amei,estarei sempre por aqui.
    boa noite t+.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana!!! Que furo demos de esquecer de colocar justo a farinha!!! Obrigada por avisar!! Agora você já pode fazer a receita e depois contar pra gente como ficou. Beijos

    ResponderExcluir

Outras Delícias Para Você:

Related Posts with Thumbnails