domingo, 15 de novembro de 2009

Torta de Maçã Americana


Olha só! Minha segunda receita!!
E eu juro, que eu não combinei com a Taty de fazer receitas com maçã.
Como ela, estava passando pelo mesmo problema de existir maçãs estragando em casa, então resolvi fazer minha torta de maçã.
Mas não pensem vocês que foi fácil encontrar uma receita que satisfizesse meu paladar, já que sou enjoada pra comida e antes de encontrar essa receita também passei por algumas frustrações e maçãs jogadas no lixo, mas isso, acontece nas melhores cozinhas.

Pois bem, com algumas modificações na receita original eis a minha receita pra torta de maçã:

INGREDIENTES

Massa
125g de manteiga
2 ovos
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico em pó
1 xícara de chá de açúcar

Recheio
1 caixa de leite condensado
1 caixa de leite (medida do leite condensado)
2 colheres de sopa de amido de milho
1 pacote de coco ralado (opcional)

Cobertura
6 maçãs em fatias
1 xícara de açúcar
Quanto baste de canela

MODO DE PREPARO:

Eu começo sempre pela parte mais chata, fatiar as maçãs. Elas não devem ser descascadas, é só lavar bem e fatiar.
Uma parte das fatias deve ser picada, por que elas vão ser acrescentadas no creme do recheio. Geralmente eu separo 2 maçãs para o recheio e o restante para cobertura.
Com as maçãs devidamente fatiadas, junte o açúcar da cobertura, a canela a gosto misture bem e reserve.
Em uma panela junte o leite condensado, as maçãs e o coco (opcional). Com o leite, dissolva o amido de milho e junte com os outros ingredientes. Leve ao fogo médio, mecha até que vire um creme espesso e reserve.

Em uma vasilha coloque a farinha, o fermento em pó e o açúcar, misture bem, acrescente os ovos, a manteiga e sove até que vire uma massa lisa.
Separe a massa em duas partes iguais. Agora vem a segunda parte chata, espalhar a massa na forma (desmontável de preferência). Pegue uma das partes e espalhe por toda a forma, inclusive as laterais. Por ser uma massa que leva fermento, ela cresce bem, então procure não deixar uma camada muito grossa, e nem muito fina.

Agora é só montar a torta: espalhe o recheio na forma, e cubra com as fatias das maças passadas na canela e no açúcar. A maçã costuma soltar água, reserve esse caldo da maçã.

Para cobrir a torta faça tiras e disponha da maneira como preferir, as minhas eu coloco cruzadas. Acaso tenha mais paciência, tente transpassar umas pelas outras.

Por se tratar de uma massa que leva margarina, se o tempo estiver quente (como hoje) ela começa a ficar bem frágil pra manusear mas nada que impeça seu trabalho, só é necessário um pouco de paciência para fazer as tiras. Para fazer as tiras, uma sugestão é fazer rolinhos com a massa e achatá-los. Como a massa leva fermento, o ideal é ir fazendo a tira e colocando por cima da torta para evitar que elas quebrem.
Pincele as tiras com a caldo que sobrou da maçã.

Leve ao forno pré aquecido e asse em temperatura média/baixa até que a água da maçã seque e a massa fique douradinha por cima.

Espere esfriar e divirta-se!

DICA: Pode ser servida com mel e canela por cima. Se o dia estiver quente, um bom acompanhamento é sorvete de creme, fica um escândalo de gostoso como diz a Taty =D

Obs.: Se sua forma for desmontável (que não é meu caso) desenforme ela ainda morna. No caso das fotos, foi usada uma forma grande, então eu dobrei a receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras Delícias Para Você:

Related Posts with Thumbnails