terça-feira, 13 de outubro de 2009

Pão Caseiro


Sabe suas férias do colégio, quando ia para a casa de seus avós e sempre tinha aqueles pães gigantes e suculentos que vovó fazia?!

Ainda mais quando ela fazia quando você já estava hospedado lá há dias e tinha o privilégio de comer o pão quentinho, saindo do forno, com direito a ver o espetáculo da manteiga derretendo!!!

Era o céu na Terra! Meus Deuses!

Enfim... Paremos de babar... Porque vovó me deu a receita daquele milagre divino! =D

Anotem:



INGREDIENTES:

50 g. de fermento biológico
4 colheres (sopa) de açúcar
1 copo (tipo americano) de óleo
4 colheres (café) de sal
4 ovos inteiros
4 copos (tipo americano) de água (ou leite) levemente aquecida [morna, para os leigos]
2,5 Kg de farinha de trigo [ou até dar o ponto que a massa não grude mais nas mãos]



MODO DE PREPARO:

Num recipiente grande, coloque o fermento e o açúcar e misture até que o fermento se dissolva. Adicione o óleo, sal e ovos. Misture bem. Adicione a água morna e misture até que os ingredientes anteriores se dissolvam totalmente. Acrescente farinha aos poucos até obter uma massa macia e que nao grude mais nas mãos. E importante sovar muito bem a massa.

Deixe a massa descansar por uma hora. Depois disso divida-a em quatro partes iguais (1 parte= 1 pão). Pegue uma das partes, abra/estique/enrole da maneira como preferir e repita o processo com as outras 3 partes de massa restantes. Coloque em fôrma untada apenas com óleo e deixe descansar por mais uma hora para crescerem. Em seguida, leve os pães ao forno em temperatura baixa até que fiquem dourados.




E se quiser uma maravilhosa rosca doce como essa (da última foto), é só abrir a massa num formato retangular e rechear com um pouco de leite condensado e muito coco, enrolar como se fosse um rocambole, jogar coco e leite condensado em cima e levar ao forno. Fica um escândalo de gostosa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras Delícias Para Você:

Related Posts with Thumbnails