domingo, 10 de novembro de 2013

Pizza



♪♫ O tempo passa... O tempo voa... e a poupança bamerin...♪♫ Não. Péra! Não passou tanto tempo assim desde a última receita!! (Passou?! O_o) Rsrs...


Aí, como eu tava dizendo, eu fiz pizza! E é muito mais gostoso quando você faz toda ela, inclusive a massa, porque vamos combinar né, aquela massa pronta do mercado é fim de carreira! (Só acho!)

Mas antes de começar, você precisar saber que:


  • Essa massa rende aproximadamente 4 pizzas (com borda recheada) de 35cm de diâmetro, o que vai variar de acordo com a espessura que você vai abrir sua massa (sugiro entre 1mm e 1,5mm);
  • Antes de começar a fazer, se assegure de que possui fôrmas de pizza na mesma quantidade das pizzas que pretende fazer, porque a massa não pode ficar crua esperando a outra assar pra depois ter uma forma pra ela;
  • Ligue o forno antes de começar a preparar a massa. A temperatura ideal é de aproximadamente 280ºC. Nada menos que isso!! (Que deve ser a temperatura mais alta do seu fogão se for dos comuns);
  • Comece o preparo pelo molho de tomate e recheio. Só depois dê inicio ao preparo da massa.



MOLHO DE TOMATE

1 cebola
6 tomates sem sementes
1 colher (sopa) de sal
2 colheres (sopa) colorau
1 colher (sopa) manjericão (fresco ou desidratado)
1 colher (sopa) de açúcar
Orégano a gosto


Bata todos os ingredientes no liquidificador (exceto o orégano), despeje em uma panela e leve ao fogo até reduzir (quase secar). Acrescente o orégano depois de pronto.



RECHEIO

O que te der vontade.
Eu fiz três: Presunto e muçarela; Lombinho e queijo provolone; Calabresa acebolada com bacon. Todas elas com borda recheada de requeijão.
Qual das três ficou mais gostosa? A de calabresa com bacon!



MASSA

2 ovos
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco
125g de margarina (+- 2 colheres sopa)
1 colher (sopa) de açúcar
500mL de água gelada
1 Kg de farinha de trigo
1 colher sopa de sal
Queijo de sua preferência para rechear as bordas


    Antes de começar a colocar a mão na massa, não esqueça de ligar o forno, agora é a hora (lembra?!). 
    Em uma bacia, coloque o fermento seco com os ovos e misture até que o fermento comece a derreter. Adicione a margarina, o açúcar e a água, mexa bem. Em seguida, despeje metade da farinha de trigo e misture até ficar uniforme. Por último, adicione o sal e o restante da farinha de trigo (que se não der ponto, pode acrescentar mais até ficar bom) e sove a massa até ficar lisa, macia e bem elástica.
    Divida a massa em 4 partes e boleie. Cubra com plastico e deixe descansar até quase dobrar de tamanho.
    Enfarinhe bem a bancada/mesa onde vai trabalhar a massa. Pegue uma das bolas de massa já crescida, coloque sobre a bancada enfarinhada e jogue mais farinha sobre ela.
    Com o auxílio de um rolo, abra a massa com as bordas aproximadamente 5cm maior que o tamanho da assadeira que vai utilizar (3 dedos a mais de massa em toda a extensão da forma).Feito isso, utilize um guardanapo para tirar todo o excesso de farinha dos dois lados da massa.

    Com a própria fôrma de pizza que vai utilizar, marque a massa para saber onde colocar o recheio da borda. Utilize uma manga/saco de confeitar para distribuir o recheio da borda de maneira equilibrada. 

    Feche o excesso da massa com a ponta dos dedos pressionando na parte interna na massa.

    Com muito cuidado, transfira a massa (já com a borda fechada) para a assadeira de destino, faça furos na base com um garfo e cubra com plástico para não ressecar a massa. Faça isso com toda massa para, então, começar a rechear.
    Com todas as massas abertas e dispostas em suas respectivas fôrmas, despeje o molho de tomate (2 a 3 colheres de sopa) e espalhe bem. Acrescente o recheio escolhido e cubra como preferir (muçarela, tomate, orégano, azeitona, fio de azeite etc.)

    Leve ao forno e deixe assar até que comece a dourar. Para ter certeza, utilize uma espátula e levante a borda da pizza para verificar a cor da massa por baixo. Se estiver dourada, está pronta. Cuidado pra não deixar queimar, ela assa bem rápido!!


Só pra constar:
  1. Essa massa pode ser usada para pizzas salgadas e doces. Também é a massa usada pra fazer Calzones.
  2. Deixar a massa sempre coberta com plástico é muito importante para que a massa não resseque e perca qualidade.
  3. Sovar a massa até ficar bem elástica é essencial para que ela não se rasgue facilmente ao manipulá-la.
  4. Se for utilizar calabresa ou bacon, é aconselhável que estejam levemente fritos antes de rechear a pizza.
  5. Pra quem gosta de pizza de rúcula, lembre-se que a rúcula ( e o tomate seco) devem ser colocados na pizza depois de assada. Nunca antes de ir ao forno!
  6. Você pode substituir o fermento biológico seco pelo fermento fresco sem problema. Apenas altere o começo do modo de preparo para derreter o fermento com o açúcar e depois os outros ingredientes normalmente.


Buon appetito!!!

    

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras Delícias Para Você:

Related Posts with Thumbnails