sábado, 31 de outubro de 2009

Esfiha Fechada

Amo cozinhar... E adoro comer...

Esfiha é realmente uma das minhas comidinhas preferidas e, modéstia a parte, as que eu faço ficam divinamente deliciosas!!! Sério!


Vamos à receita!!!

Para otimizar o tempo, devemos começar pelo recheio que nesta receita será de carne moída crua (mas você pode fazer com o que preferir).

RECHEIO:

2,5Kg de carne moída crua
3 cebolas médias picadas
4 tomates sem sementes picados
5 dentes de alho picados
cheiro verde a gosto
sal a gosto
Suco de 2 limões


Misture todos os ingredientes e coloque a mistura em uma peneira grande (ou um escorredor de macarrão. O que for mais fácil) e coloque dentro de outro recipiente maior de forma que seja possível que o caldo da carne escorra para o recipiente base. O resultado de alguns minutos escorrendo será algo parecido com isso:
Bom... Enquanto deixamos a carne lá no cantinho dela descansando, faremos a massa da esfiha que nada mais é do que a massa de pão já postada nesse blog. A receita você encontra clicando aqui. A diferença é que depois de sovar bem a massa, iremos dividí-la em bolinhas (do tamanho de ovos de galinha) e deixá-las descansar por mais ou menos 30 minutos. Essa receita dá, em média, umas 70 bolinhas. Ou seja, 70 esfihas.
Depois de bem descansadas, começaremos a montar as esfihas. Cada bolinha de massa será uma esfiha. Para montar é muito fácil. Abra a massa num formato circular e coloque um pouco de carne (já escorrida) no centro da massa e siga o passo a passo em imagens a seguir.
Montadas as esfihas, coloque-as em uma forma que não precisa ser untada com absolutamente nada, deixando um bom espaço entre elas para que não grudem umas nas outra enquanto assam.

Pincele cada unidade com um pouco de ovo batido (ou só a gema, ou com café, enfim, como você preferir) e leve ao forno em temperatura média até que fiquem douradas.Depois é só desenformar e servir.As esfihas, após assadas, podem ser congeladas para consumo posterior.




Um comentário:

Outras Delícias Para Você:

Related Posts with Thumbnails