sábado, 12 de maio de 2012

Nhoque de queijo





Chegou mais um fim de semana, mais uma data comemorativa e percebemos que não tínhamos nenhuma receita pra vocês! E como amanhã é dia das mães, uma data  tão especial como esta, não poderia passar em branco. 
Espero que perdoem nosso "esquecimento" é que as coisas por aqui andam meio corridas. Mas iremos recompensar nas próximas datas, eu prometo. ;)

Bem, a ideia era fazer um prato pro almoço e uma sobremesa. Como tudo está acontecendo aqui a toque de caixa, só consegui até agora fazer a receita de nhoque pra vocês. 

Mas eu prometo que, se conseguir fazer uma sobremesa rápida e fácil, posto aqui pra vocês, até de noite, então fiquem atentos! =D

O bom dessa receita é que ela é muito prática de fazer, e fica uma delícia!

Agora chega de conversa e vamos ao que interessa =D

Ingredientes

Molho:
-2 colheres de sopa de azeite
-4 dentes de alho grandes cortado em laminas
-1 cebola grande picada
-Ervas finas a gosto ¹
-Paprica doce a gosto¹
-5 tomates grandes picados
-1 sachê de molho pronto  (340 gr)
-Sal a gosto
-1 pitada de açúcar 


Modo de preparo:
Em uma panela disponha o azeite, as cebolas,  as ervas finas, a paprica doce. Refogue em fogo médio e quando dourar junte o tomate picado, o açúcar e deixe ferver até que o tomate comece a desmanchar. Junte o sachê do molho de tomate acerte o sal, acrescente as laminas de alho e deixe o molho fervendo em fogo baixo até encorpar. Reserve.




Ingredientes

Massa:
-1 peça de queijo minas frescal²
-1 ovo
-1 colher de chá de caldo de legumes em pó
-1 colher de chá de  açafrão³
-1 pitada de sal
-10colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo



Modo de preparo:
Esfarele o queijo com as mãos e coloque em uma paneira




Com ajuda das mãos vá passando todo o queijo na peneira 



Ele deve ficar bem fininho


Acrescente o ovo, o açafrão, a colher de chá do caldo de legumes, o sal e as dez colheres de farinha e sove bem até que a massa fique lisinha, homogênea e não grude nas mãos. É importante lembrar que as dez colheres de farinha são uma base, talvez você precise de mais, ou menos, isso vai depender do tamanho do seu queijo e até do tamanho do ovo. Então, acrescente metade das colheres sove de farinha e vá acrescentando o restante aos poucos até dar o ponto.



Com a massa pronta, faça "rolinhos" de massa e corte com a espessura aproximadamente de um centímetro


Agora essa parte depende da sua dedicação e da sua pressa. Pegue a massa cortada passe na farinha para que não grudem, e se você estiver com tempo, pegue as massinhas cortadas e pressione o indicador no meio elas vão ficar assim


Mas pra que isso Yane? Bem, se você deixar a massa com esse concavo no meio, o nhoque vai ficar mais suculento por que vai ficar com muito mais molho por cima, mas se você não tiver com tempo, tudo bem, pode só cortar e passar na farinha ;)

Enquanto você está cortando o nhoque, em uma panela grande coloque água e o resto do caldo de legumes e leve ao fogo.



Quando a água estiver borbulhando, coloque o nhoque lá dentro aos poucos. Espere que eles subam.



 Transfira-os para o escorredor. Faça isso até cozinhar toda a massa.



Pronto, agora é só colocar o molho por cima




Bora fazer um carinho e decorar o prato da mamãe com queijo ralado, cheiro verde e servir esse nhoque feito especialmente pra elas, por que mãe sempre merece todo carinho do mundo.



Bom apetite!

E Feliz dia das Mães pra todas as Mamães desse planeta e especialmente pra minha mamãe Dª Maria que foi cobaia pra experimentar essa receita =D

E lembrem-se sempre que tudo que é feito com carinho, amor e dedicação é sempre mais gostoso. 

E você aí que tá sem grana, pra dar presente, quer presente melhor do que dar um domingo de folga pra mãe, se jogar na cozinha e cozinhar pra ela? Bora lá preparar essa delícia e vem contar pra gente se ela gostou ;)


¹ As ervas finas que uso são uma mistura de ervas própria pra molhos, caldos e pizzas. Geralmente você encontra o pacotinho com esse nome pra comprar no mercado.Tanto elas quanto a páprica doce são uma opção de tempero, se não tiver em casa, pode fazer com o tempero que tiver ou só com a cebola e o alho que vai ficar bom do mesmo jeito

² Quero me desculpar por não saber ao certo quantas gramas tem o queijo que usei na receita. É que ele já estava aberto e sem a embalagem, mas deve ser umas 400gr mais ou menos. Se vocês quiserem substituir o queijo minas frescal por ricota também dá. Só deixar ela escorrer bem pra não precisar de muita farinha e a massa ficar pesada por conta disso.

³O açafrão é opcional. Ele quem deu a cor amareladinha na massa. 

*Por fim peço desculpas pelas fotos que não estão tão boas e que foram editadas super depressa, e pelo texto se tiver erros por que não tive tempo de revisar com atenção. 






  







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras Delícias Para Você:

Related Posts with Thumbnails