Mostrando postagens com marcador Bolo de Abacaxi. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Bolo de Abacaxi. Mostrar todas as postagens

domingo, 20 de dezembro de 2009

Bolo de Abacaxi



Bem, como por enquanto eu não posso mais saborear um bom e belo bolo de chocolate, tive que começar a variar meu cardápio.

E dia desses conversando com a Taty, surgiu a idéia de um bolo com recheio de abacaxi.

Quer melhor opção neste calor, pras festas de fim de ano?

Então, vamos à receita...





MASSA


Ingredientes

5 ovos
2 xícaras de farinha
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite fervendo
1 colher de fermento.


Modo de fazer

Em uma batedeira, bata as claras de ovo em neve. Quando estiver firme e formando desenhos, acrescente as gemas, peneirando uma a uma (para evitar aquele cheiro de ovo horrível). Em seguida, acrescente, aos poucos, o açúcar, depois a farinha, o leite fervendo e por último o fermento. Misture bem e leve ao forno em uma assadeira forrada com papel-manteiga ou se você quiser tentar a sorte e fazer sem o papel manteiga, sugiro que unte muito bem a forma e desenforme o bolo ainda morno por que a massa do pão-de-ló é danada pra grudar na forma e despedaçar toda.

Enquanto o bolo assa, vamos ao recheio.


RECHEIO
:


Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 ½ medida de leite
2 colheres de amido de milho
1caixa de gelatina sabor abacaxi
1 abacaxi grande.

Modo de Fazer

Descasque e pique o abacaxi, descartando o miolo, leve ao fogo e espere até que comece a soltar água. Assim que tiver um tanto razoável de água junto do abacaxi adicione o pó da gelatina e mecha bem para não ficar pelotinhas. Deixe o abacaxi fervendo por uns 10 minutos em fogo baixo para que possa sair sua acidez. Com uma concha, retire o caldo que estiver com o abacaxi e reserve. Espere o abacaxi esfriar, junte o leite, o leite condensado, o amido de milho e leve ao fogo até que forme um creme espesso e o amido esteja cozido.

Pegue o caldo do abacaxi reservado e acrescente o quanto baste de água para umedecer o bolo

Corte em duas partes, umedeça a massa e recheie.

Cubra o bolo com chantily e enfeite com pedaços de abacaxi a seu gosto.

Sirva gelado.
Fica ótimo com sorvete de creme (que bolo não fica!! =D)!



Dica: Caso os pedaços de abacaxi estejam muito grandes, sugiro que leve o creme do abacaxi ao liquidificador e dê uma leve triturada para que, ao cortar o bolo, ele não despedace pois a massa de pão-de-ló é muito delicada.


Bom apetite ^^

Outras Delícias Para Você:

Related Posts with Thumbnails